PSICOPEDAGOGIA - É vasto o seu âmbito pois interpenetra a actividade da Psicologia bem como a da Educação e Ensino e ainda actuando na área das Ciências da Saúde. Utiliza o método clínico, pela observação, diagnóstico e acção (curativa) sobre o indivíduo.
INTERESSE EM GESTÃO DE STRESSE E BEM-ESTAR:
Através de várias Técnicas de Relaxamento (por indução e acompanhadas) o psicopedagogo vai ajudar a pessoa, dotando-a de meios a ela própria ser capaz de utilizar quando sentir necessidade, para ultrapassar momentos de crise, de ansiedade, de stresse, evitando chegar a extremos como a depressão ou outras patologias graves.
ღღღ ღღღ ღღღ
«Estresse (português brasileiro) ou stresse (português europeu) pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.
O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse
ღღღ ღღღ ღღღ
«Stresse
O stresse relacionado com o trabalho é um dos maiores desafios para a saúde e a segurança na Europa. Quase um em cada quatro trabalhadores é afectado pelo stresse, havendo estudos que o apontam como responsável por entre 50% a 60% dos dias de trabalho perdidos. Ora, isto representa um custo enorme tanto em termos de sofrimento humano como de deficiente desempenho económico.
(...)
Ajuda para pequenas e médias empresas – Questões psicossociais
O que é o stresse relacionado com o trabalho?
O stresse relacionado com o trabalho surge quando as solicitações do ambiente de trabalho ultrapassam a capacidade do trabalhador para lhes fazer face (ou para as controlar). Estar sob pressão é normal e é o que nos dá a energia e motivação necessárias para enfrentarmos desafios mas, quando se tornam excessivas, as solicitações e pressões conduzem ao stresse, e isso é prejudicial para os trabalhadores e para as organizações em que trabalham. O stresse não é uma doença, mas pode levar a perturbações mentais e físicas. O stresse relacionado com o trabalho é um sintoma de um problema a nível da organização e não de uma fragilidade do indivíduo.
(...)
Stresse - definição e sintomas
Definição e causas
As pessoas sofrem de stresse quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações.
Embora seja psicológico, o stresse afecta igualmente a saúde física do indivíduo.
Entre os factores de risco mais comuns do stresse relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.
O stresse é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.
Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstâncias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjectiva que cada indivíduo faz da sua situação, não sendo possível determinar com base exclusivamente na situação o stresse que esta pode provocar.
O stresse pontual - por exemplo, para cumprir um prazo - não constitui, em princípio, um problema: pelo contrário, pode ajudar as pessoas a darem o seu melhor. O stresse constitui um risco para a segurança e a saúde quando se torna persistente.
Sintomas de stresse relacionado com o trabalho
O stresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Entre os sintomas de stresse contam-se:
Ao nível da organização:
absentismo, elevada rotatividade do pessoal, incumprimento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, acidentes, erros e agravamento dos custos de compensação ou de saúde.
A nível individual:
reacções emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares);
reacções cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão);
reacções comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e
reacções fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão).»
http://osha.europa.eu/pt/topics/stress
ღღღ ღღღ ღღღ
O Stresse também afecta as crianças
Detecte os sinais de ansiedade no seu filho
A ansiedade é saudável e normal em todos: ela ajuda-nos a preparar-nos para desafios difíceis. Mas, quando ultrapassa as fronteiras, pode interferir negativamente com a estabilidade emocional do seu filho. Eis alguns dos mais comuns:
- Recusa em ir para a escola
- Expressão triste, calada ou taciturna quando regressam a casa
- Comportamentos de isolamento e introversão
- Vómitos
- Noites mal dormidas ou alterações do sono
- Febres e erupções
- Recusa em comer ou perda de apetite
- Irritabilidade
ღღღ ღღღ ღღღ
«Stresse pode encolher o cérebro
O stresse mental afecta o sistema imunitário e os neurónios. A exposição prolongada pode mesmo debilitar e envelhecer o cérebro.
A perda da flexibilidade mental e o envelhecimento cerebral são alguns dos efeitos da exposição prolongada ao stresse. A conclusão é de investigadores norte-americanos, e foi apresentada na convenção anual da Associação Americana de Psicologia.
De acordo com o neuroendocrinologista Bruce McEwan, da Universidade Rockfeller em Nova Iorque, os testes efectuados com ratos de laboratório revelam que os neurónios “encolhem” ao serem repetidamente expostos a stresse. Estudos anteriores tinham já demonstrado que este encurtamento acontece no hipocampo, o que afecta a memória em resposta ao stresse. As novas descobertas sugerem que o mesmo acontece na região denominada cortex pré-frontal, a região crucial à atenção e à tomada de decisões. O stresse reduz os bocados de DNA situados nas pontas dos cromossomas, tornando o seu trabalho mais difícil.
Mas os efeitos não são irreversíveis. “O exercício tem um efeito muito poderoso e pode fazer uma grande diferença”, lembra McEwan. E “uma combinação de psicoterapia, terapia de comportamento cognitivo e medicamentos podem alterar o cérebro e devolver-lhe o seu estado normal”, acrescenta o médico.»
http://www.performance.pt/html/saude_desc.asp?id=202
ღღღ ღღღ ღღღ
Em ordem à Gestão do Stresse e Bem-estar podem ser utilizadas várias estratégias.
Algumas dessas estratégias encontram-se neste blog. Uma delas será a mais indicada para si ou todas. Experimente e comprove os resultados
- várias Técnicas de Relaxamento induzido (como prevenção) ou a par de algum tratamento que esteja a seguir com o seu médico;
- Champi ou Indian Head Massage;
- Reiki;
- Cura Prânica;
- Meditação.
Sem comentários:
Enviar um comentário