Baseia-se na Champissage de Narendra Mehta que a trouxe para o ocidente na década de 80.
«Muitas empresas, especialmente britânicas, investiram numa série de estudos sobre a IHM, é já comum nas empresas existirem espaços próprios onde os terapeutas massajam os funcionários durante os coffe breaks.»
Assenta nos ensinamentos tradicionais ayurvédicos.
Indicada para: alívio do stresse, ansiedade, insónia, rigidez muscular dos ombros nuca e pescoço, oxigenação do cérebro, elimina dores de cabeça, promove o crescimento capilar, melhora a circulação e drenagem linfática, proporciona profundo relaxamento e bem-estar, entre outros.
A massagem completa trabalha a parte superior das costas, ombros, braços, pescoço, nuca, escalpe, face e orelhas, equilibrando e energizando os três chakras superiores (Vishuddha, Ajna e Sahasrara). Aconselha-se a prática desta massagem 1/2 vezes por semana; uso de t-shirt e retirar objectos metálicos; feita em cadeira com duração de 10/20 min. (zona específica do corpo: costas, ombros, braços, pescoço) e, 20/30 min. completa.
Massagem ideal para quem dispõem de pouco tempo no dia-a-dia.
(Esta colecção de fotos pertence a um Manual do Curso de Indian Heand Massagem ou Champi da ALBA. Nas fotos: David Inácio, o formador e eu, ex-aluna participando de um novo curso em 3 de Fevereiro de 2008.)
NAMASTE SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS A ESTE ESPAÇO DE HARMONIA E BEM-ESTAR
QUALQUER UMA DAS TERAPIAS AQUI EXPOSTAS SERVE COMO COMPLEMENTO A UM TRATAMENTO MÉDICO JÁ EM CURSO OU PREVENÇÃO.
SÃO, IGUALMENTE, UMA EXCELENTE FONTE DE BEM-ESTAR GLOBAL E DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL/ESPIRITUAL
QUALQUER UMA DAS TERAPIAS AQUI EXPOSTAS SERVE COMO COMPLEMENTO A UM TRATAMENTO MÉDICO JÁ EM CURSO OU PREVENÇÃO.
SÃO, IGUALMENTE, UMA EXCELENTE FONTE DE BEM-ESTAR GLOBAL E DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL/ESPIRITUAL
Terapias
ღ Reiki Essencial ღ Cura Prânica ღ Técnicas de Relaxamento ღ Meditação ღ Champi ou Indian Head Massage ღ
Reiki * Champissage * Cura Prânica * Mantras * Música
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Reiki Essencial
REIKI ESSENCIAL
"Neste tempo de mudanças e de crises para as pessoas e o planeta, a cura é tão necessária que de forma alguma deve ser mantida em segredo ou em exclusividade por muito tempo. Reiki é Amor Universal.” – Diane Stein, in Reiki Essencial.
Reiki, uma terapia complementar reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foi sistematizada pelo japonês Mikao Usui. Rei significa Energia Universal e Ki Energia Vital Individual. É um sistema de cura natural. O acesso à energia Rei permite equilibrar e harmonizar a energia Ki. A cura é holística e age para o equilíbrio das energias como um todo, nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. É uma vibração totalmente positiva, acessível a qualquer pessoa. É simples, actua por si só, e não precisa que se guie a energia com a mente. Reiki não é uma religião, não é uma seita, nem altera as crenças religiosas. Pode servir como factor de equilíbrio e bem-estar geral ou como complemento, comprovado cientificamente, com qualquer outro tipo de terapia ou medicina. Alivia dores de patologias crónicas, como a Fibromialgia e o Síndrome de Fadiga Crónica; depressão; falta de energia; stresse; desmotivação; insónias, ansiedade, entre muitas outras.
Favorece um estado de relaxamento profundo aumentando a sensação de renovação completa. Promove bem-estar ao nível Físico, Mental e Emocional.
Meditação dos Corações Gémeos
Meditação
A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
Etimologia
A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração), no chinês dhyana torna-se Ch'anna e sofre uma contração tornando-se Ch'an e Zen em japonês, em páli é Jhana.
Definição
A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:
um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o
Meditação dos Dois Corações ou Corações Gémeos
Meditação nos Corações Gêmeos
A Meditação nos Corações Gêmeos ou Meditação para a Paz Planetária (Planetary Meditation for Peace) vem sendo praticada em mais de 69 países ao redor do mundo.
Esta potente meditação universal ou prece pode ser usada por quase qualquer pessoa que deseje contribuir com energia de amor para atingir Harmonia Global e Paz Mundial.
Muitas religiões e filosofias de numerosas tradições estabelecem que o que nós damos ... nós recebemos, e que se abençoarmos outros, nós seremos abençoados.
A Meditação nos Corações Gêmeos (PMP) utiliza a prece de São Francisco de Assis para projetar bênçãos para todas as pessoas do planeta Terra.
"Corações Gêmeos"se refere à ativação dos Centros de Energia do Coração e da Coroa. O Centro do Coração é associado ao Amor Humano e à consideração pelos outros seres humanos. O Centro da Coroa, também conhecido como "Nosso Coração Espiritual", é considerado como o "Centro de Amor Divino e de Elevada Consciência Espiritual" ou Consciência.
Apenas se concentrando nestes dois centros simultaneamente, eles são ativados e o praticante sente Amor Divino Universal e intenso senso de União ou Sente-se Um com todos e com tudo no mundo. A Transformação Pessoal deve ser alcançada através da prática desta meditação. Os benefícios incluem melhor saúde, redução de stress, aumento da produtividade, relacionamentos mais felizes, aumento da calma e da tranqüilidade interior.
Pesquisas científicas mostraram o aumento de 300% da melatonina no plasma após a prática da meditação. Estão sendo feitas outras pesquisas que documentam resultados positivos adicionais. Quando usada regularmente como uma forma de Serviço para a Humanidade, a Meditação nos Corações Gêmeos pode trazer Paz, Alegria, Cura e reconciliação em muitos níveis.
Fonte: www.ppmaudiostream.org
A Meditação nos Corações Gêmeos deve ser praticada diariamente.
No Curso Básico de Terapia Prânica o aluno aprende esta técnica de meditação.
Ao redor do mundo há inúmeros grupos que juntos a praticam regularmente, com a intenção de trazer paz, saúde, amor, prosperidade e espiritualidade para si próprios e ao planeta, melhorando assim a qualidade de vida de todos os seres que habitam a terra.
Para praticar esta meditação, entre no site www.ppmaudiostream.org e faça o download gratuito da Meditação nos Corações Gêmeos. Você também pode se inscrever no Curso Básico de Terapia Prânica, e aprender mais sobre esta técnica em aula.
Existem outras técnicas de meditação além da nos Corações Gêmeos, entre elas a Ioga Arhática ou "ioga das sínteses", que é aprendida e praticada com a orientação do Grand Mestre Choa Kok Sui e dos Acharyas da Terapia Prânica.
Para ouvir a Meditação nos Corações Gêmeos em outras línguas, acesse o site www.meditationontwinheartslive.com Neste site a Meditação nos Corações Gemeos está disponível em mais de 10 línguas diferentes.
*** *** ***
AVISO
As condições físicas e psicológicas de cada praticante variam. Se o praticante sentir desconforto ou efeitos adversos, é aconselhável que interrompa a Meditação imediatamente.
O PMP International e o Grand Mestre Choa Kok Sui não se responsabilizam por efeitos adversos conseqüentes da prática das técnicas de meditação e exercícios físicos oferecidos aqui e no site www.ppmaudiostream.org
Pessoas que NÃO devem praticar a Meditação
Pessoas que possuam doenças graves do coração, hipertensão, glaucoma ou problemas de fígado e rins.
Pessoas com menos de 16 anos de idade.
Mulheres grávidas.
Fumantes.
Pessoas que ingerem muita carne, principalmente carne de porco.
Pessoas que consomem álcool regularmente.
Pessoas que utilizam drogas alucinógenas ou usuários de drogas aditivas.
Nunca medite enquanto dirige um veículo ou opera maquinário.
Alcançando Resultados através das bênçãos!
1. Faça uma invocação por Bênçãos de Ajuda Divina, Orientação e Proteção Divina, Amor Divino, Misericórdia e Compaixão, Boa Saúde, Prosperidade e Abundância;
2. Isso deve ser feito individualmente ou em grupo. Você deve colocar a imagem de um local ou um mapa de um local específico ou simplesmente visualize o local ou o grupo de pessoas que você deseja Abençoar;
3. SORRIA! Relembre de um evento feliz que você experienciou. Coloque suas mãos na altura do peito com as palmas das mãos voltadas para fora;
4. Aperte play na Meditação nos Corações Gêmeos que você baixou do site www.ppmaudiostream.org
5. Através de suas mãos, projete energia de Amor Divino e Bondade Amorosa para o local, grupo de pessoas, ou projete a Resolução necessária para a situação ou problema;
6. Dependendo do período de tempo que a situação ou problema existem, como nações, é necessário repetir regularmente as Bênçãos até uma situação favorável ser alcançada;
7. Exceto em circunstâncias extremas, a Meditação deve ser repetida com a freqüência necessária. Esta abordagem deve ser usada quando há uma grande necessidade de transmutar um acúmulo de energias negativas que foram acumuladas por muitas gerações.
8. Por favor, lembre-se: um pequeno grupo de 7 (sete) pessoas fazendo a Meditação juntas, o efeito é de aproximadamente 100 (cem) pessoas meditando individualmente ou separadamente.
Instruções para a prática da Meditação
Faça os Exercícios Físicos antes da Meditação nos Corações Gêmeos;
Sente-se confortavelmente com a coluna ereta, de preferência de frente para o Leste;
Gentilmente, feche os olhos e simplesmente siga a Meditação nos Corações Gêmeos;
Faça os Exercícios Físicos após a Meditação nos Corações Gêmeos.
*** *** ***
Exercícios Físicos
ANTES E DEPOIS DA MEDITAÇÃO
Você deve fazer os simples exercícios físicos para preparar os seus corpos físico e energético para a grande quantidade de energia espiritual que será gerada pela meditação.
Estes exercícios foram criados de uma maneira que até pessoas idosas podem facilmente praticá-los. Aconselhamos que pessoas com problemas nas costas sejam cuidadosas quando fizerem os exercícios de curvar-se e se esticar (nº. 7).
Exercícios Físicos que devem ser feitos Antes da Meditação
1. Exercício para os olhos:
Rode seus olhos em movimento circular 12 vezes no sentido horário, depois 12 vezes no sentido anti-horário.
2. Exercício para o pescoço:
a) vire sua cabeça para a direita e depois para a esquerda. Este movimento é contado com um (1) movimento. Repita-o 12 vezes.
b) incline sua cabeça para trás e depois para frente. Esse movimento é contado com um (1) movimento. Repita-o 12 vezes.
3. Rotação dos braços:
Estique seus braços, rode-os para cima de seus ombros, para trás, e então volte-os para a posição original. Este movimento é contato como um (1) movimento. Repita-o 12 vezes, e faça o movimento reverso mais 12 vezes.
4. Movimento da parte superior do corpo:
Com as pernas separadas na mesma distância da largura de seus ombros, gire apenas seu tronco para a direita e para a esquerda. Este movimento é contado como um (1) movimento. Repita-o 12 vezes.
5. Rotação dos Quadris:
Com suas mãos um pouco abaixo da cintura, rode seus quadris em forma de círculo 12 vezes para a direita, e então 12 vezes para a esquerda.
6. Exercício de Semi-agachamento:
Afaste seus pés, flexione um pouco seus joelhos e, ritmicamente, levante-se e se abaixe, em movimentos de semi-agachamento. Faça isso 50 vezes.
7. Exercício de curvar-se e esticar:
Em pé, levante os braços acima de sua cabeça, estique seu corpo e pescoço levemente para trás. Depois, dobre seu corpo para frente. Simultaneamente, dobre um pouco seus joelhos enquanto estende seus braços para tocar o chão com a ponta de seus dedos. Repita este movimento 12 vezes.
8. Exercícios para os joelhos:
Rode seus joelhos 12 vezes no sentido horário e 12 vezes no sentido anti-horário.
9. Exercício para os pés:
a) aponte seu dedão do pé para cima, depois para baixo. Este movimento é contado como um (1) movimento. Repita-o 12 vezes com o pé direito, e depois 12 vezes com o pé esquerdo.
b) rode seu pé direito formando um círculo com a ponta do pé 12 vezes no sentido horário. Depois, faça o mesmo movimento no sentido anti-horário. Repita este exercício com seu pé esquerdo.
10. Orientação:
Você deve fazer todos esses exercícios de 1 a 3 vezes antes da Meditação.
Exercícios Físicos que devem ser feitos Depois da Meditação
1. Exercício de se chacoalhar:
Fique em pé e chacoalhe-se por 60 vezes. O propósito é chacoalhar-se rapidamente para liberar o excesso de energia gerado na Meditação, e também para liberar energia antiga.
2. Polichinelo:
Fique em pé com suas pernas juntas. Pule abrindo suas pernas, e ao mesmo tempo, levante suas mãos acima de sua cabeça, batendo uma palma. Então, pule novamente fechando suas pernas, deixando seus pés juntos e suas mãos em seus quadris. Repita este exercício 12 vezes.
3. Exercício para os olhos:
Rode seus olhos em movimento circular 12 vezes no sentido horário, depois 12 vezes no sentido anti-horário.
4. Exercício de curvar-se e se esticar:
Levante seus braços acima de sua cabeça, curve levemente seu corpo e cabeça para trás. Depois, dobre seu corpo para frente. Simultaneamente, dobre um pouco seus joelhos enquanto estende seus braços para tocar o chão com a ponta de seus dedos. Este movimento conta como um (1) movimento. Repita-o 12 vezes.
5. Movimento da parte superior do corpo:
Com as pernas separadas à distância de seus ombros, gire apenas seu tronco para a direita e para a esquerda. Este movimento é contado como um (1) movimento. Repita-o 12 vezes.
6. Rotação dos Quadris:
Com as mãos um pouco abaixo de sua cintura, rotacione primeiro os quadris 12 vezes para a direita, e depois 12 vezes para a esquerda, como se você estivesse desenhando uma circunferência com seus quadris.
7. Massagem:
É aconselhável massagear o seu corpo depois da meditação. Isso evitará ou diminuirá a congestão, facilitando o fluxo energético em seu corpo. Você deve se massagear sistematicamente, desde sua cabeça até suas pernas.
Comece com o couro cabeludo, massageie a parte de trás de sua cabeça, o rosto, pescoço, ombros, braços, tronco, regiões do fígado e dos rins. Dê ênfase e atenção especiais às regiões do fígado e dos rins, pois elas são comumente suscetíveis à congestão de energia. Então, massageie suas pernas. Isso estimulará a livre circulação da energia em seu corpo.
“É importante fazer exercícios físicos antes e depois da meditação... para limpar os centros de energia e os canais de energia, assim, energias superiores, geradas pela meditação, podem facilmente fluir pelos seus corpos físico e energético com obstrução mínima.”
Grand Master Choa Kok Sui
*** *** ***
A Terapia Prânica não possui como intenção substituir a medicina tradicional, mas complementá-la.
Se a doença for grave e os sintomas permanecerem, por favor consulte imediatamente um médico e um terapeuta prânico certificado.
http://www.uniprana.com.br/terapia/gemeos.asp?m=opn4&s=4_3
«Um coração que ama é um coração que cura. É o amor que cura.»
Grão-mestre Choa Kok Sui
«A heart that loves is a heart that heals. It is love that heals.»
Grand Master Choa Kok Sui
CURA PRÂNICA
CURA PRÂNICA - É uma antiga ciência e arte que foi sistematizada pelo Mestre Choa Kok Sui, nascido na China e radicado nas Filipinas. É uma técnica que consiste na exploração do corpo energético (como diagnóstico). Na remoção de energia onde houver excessos e na energização onde houver deficiência. Visa reequilibrar a energia vital e os chakras, canalizando o Prana, actuando no corpo bioplasmático, com consequências fisiológicas ou seja promovendo a cura. É um método rápido e eficiente para tratar desarmonias físicas, psicológicas, emocionais e espirituais. Com a averiguação da aura o Curador Prânico tem a possibilidade de identificar a doença que primeiro se coloca no campo áurico para depois se apresentar no corpo físico. É um trabalho feito com conhecimento que não encontra lugar para mistificação pela sua lógica e simplicidade. Os resultados podem ser comprovados instantaneamente ou aos poucos, dependendo do comprometimento físico e energético do paciente.
“A Cura Prânica não se destina a substituir a medicina ortodoxa, mas a complementá-la. Se os sintomas persistirem ou a doença for grave,
deverá consultar imediatamente um médico e um Curador Prânico certificado." Mestre Choa Kok Sui
«(...) Que as suas mãos e as minhas tragam vida e alegria para os outros. O seu toque afastará dores e sofrimentos, assim como os meus toques fazem. Para que você possa elevar os outros, da forma como eu elevei os outros em direcção ao Amor de Um. (...)» - A Promessa do Mestre - Grão-mestre Choa Kok Sui
“A Cura Prânica não se destina a substituir a medicina ortodoxa, mas a complementá-la. Se os sintomas persistirem ou a doença for grave,
deverá consultar imediatamente um médico e um Curador Prânico certificado." Mestre Choa Kok Sui
«(...) Que as suas mãos e as minhas tragam vida e alegria para os outros. O seu toque afastará dores e sofrimentos, assim como os meus toques fazem. Para que você possa elevar os outros, da forma como eu elevei os outros em direcção ao Amor de Um. (...)» - A Promessa do Mestre - Grão-mestre Choa Kok Sui
Técnicas de Relaxamento
Várias Técnicas de Relaxamento rápidas e orientadas que, após algumas sessões, o próprio pode aplicar a si mesmo onde e quando achar necessário.
São Técnicas que ao mesmo tempo que induzem ao bem-estar geral imediato actuam como factor preventivo de algumas patologias crónicas.
Exemplo destas Técnicas: Treino Autógeno de Shultz e Relaxamento Muscular Progressivo de Edmund Jacobson.
Isoladamente ou a par de outras terapias a Visualização Criativa/Positiva, quer acompanhada de música relaxante ou apenas da voz calma e ritmada, ajuda a acelarar todo o processo terapêutico assim como alívio de dores como é o caso de patologias crónicas, como a Fibromialgia e o Síndrome de Fadiga Crónica, entre muitas outras.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
PSICOPEDAGOGIA e GESTÃO DE STESSE E BEM-ESTAR
PSICOPEDAGOGIA - É vasto o seu âmbito pois interpenetra a actividade da Psicologia bem como a da Educação e Ensino e ainda actuando na área das Ciências da Saúde. Utiliza o método clínico, pela observação, diagnóstico e acção (curativa) sobre o indivíduo.
INTERESSE EM GESTÃO DE STRESSE E BEM-ESTAR:
Através de várias Técnicas de Relaxamento (por indução e acompanhadas) o psicopedagogo vai ajudar a pessoa, dotando-a de meios a ela própria ser capaz de utilizar quando sentir necessidade, para ultrapassar momentos de crise, de ansiedade, de stresse, evitando chegar a extremos como a depressão ou outras patologias graves.
ღღღ ღღღ ღღღ
«Estresse (português brasileiro) ou stresse (português europeu) pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.
O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse
ღღღ ღღღ ღღღ
«Stresse
O stresse relacionado com o trabalho é um dos maiores desafios para a saúde e a segurança na Europa. Quase um em cada quatro trabalhadores é afectado pelo stresse, havendo estudos que o apontam como responsável por entre 50% a 60% dos dias de trabalho perdidos. Ora, isto representa um custo enorme tanto em termos de sofrimento humano como de deficiente desempenho económico.
(...)
Ajuda para pequenas e médias empresas – Questões psicossociais
O que é o stresse relacionado com o trabalho?
O stresse relacionado com o trabalho surge quando as solicitações do ambiente de trabalho ultrapassam a capacidade do trabalhador para lhes fazer face (ou para as controlar). Estar sob pressão é normal e é o que nos dá a energia e motivação necessárias para enfrentarmos desafios mas, quando se tornam excessivas, as solicitações e pressões conduzem ao stresse, e isso é prejudicial para os trabalhadores e para as organizações em que trabalham. O stresse não é uma doença, mas pode levar a perturbações mentais e físicas. O stresse relacionado com o trabalho é um sintoma de um problema a nível da organização e não de uma fragilidade do indivíduo.
(...)
Stresse - definição e sintomas
Definição e causas
As pessoas sofrem de stresse quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações.
Embora seja psicológico, o stresse afecta igualmente a saúde física do indivíduo.
Entre os factores de risco mais comuns do stresse relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.
O stresse é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.
Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstâncias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjectiva que cada indivíduo faz da sua situação, não sendo possível determinar com base exclusivamente na situação o stresse que esta pode provocar.
O stresse pontual - por exemplo, para cumprir um prazo - não constitui, em princípio, um problema: pelo contrário, pode ajudar as pessoas a darem o seu melhor. O stresse constitui um risco para a segurança e a saúde quando se torna persistente.
Sintomas de stresse relacionado com o trabalho
O stresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Entre os sintomas de stresse contam-se:
Ao nível da organização:
absentismo, elevada rotatividade do pessoal, incumprimento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, acidentes, erros e agravamento dos custos de compensação ou de saúde.
A nível individual:
reacções emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares);
reacções cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão);
reacções comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e
reacções fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão).»
http://osha.europa.eu/pt/topics/stress
ღღღ ღღღ ღღღ
O Stresse também afecta as crianças
Detecte os sinais de ansiedade no seu filho
A ansiedade é saudável e normal em todos: ela ajuda-nos a preparar-nos para desafios difíceis. Mas, quando ultrapassa as fronteiras, pode interferir negativamente com a estabilidade emocional do seu filho. Eis alguns dos mais comuns:
- Recusa em ir para a escola
- Expressão triste, calada ou taciturna quando regressam a casa
- Comportamentos de isolamento e introversão
- Vómitos
- Noites mal dormidas ou alterações do sono
- Febres e erupções
- Recusa em comer ou perda de apetite
- Irritabilidade
ღღღ ღღღ ღღღ
«Stresse pode encolher o cérebro
O stresse mental afecta o sistema imunitário e os neurónios. A exposição prolongada pode mesmo debilitar e envelhecer o cérebro.
A perda da flexibilidade mental e o envelhecimento cerebral são alguns dos efeitos da exposição prolongada ao stresse. A conclusão é de investigadores norte-americanos, e foi apresentada na convenção anual da Associação Americana de Psicologia.
De acordo com o neuroendocrinologista Bruce McEwan, da Universidade Rockfeller em Nova Iorque, os testes efectuados com ratos de laboratório revelam que os neurónios “encolhem” ao serem repetidamente expostos a stresse. Estudos anteriores tinham já demonstrado que este encurtamento acontece no hipocampo, o que afecta a memória em resposta ao stresse. As novas descobertas sugerem que o mesmo acontece na região denominada cortex pré-frontal, a região crucial à atenção e à tomada de decisões. O stresse reduz os bocados de DNA situados nas pontas dos cromossomas, tornando o seu trabalho mais difícil.
Mas os efeitos não são irreversíveis. “O exercício tem um efeito muito poderoso e pode fazer uma grande diferença”, lembra McEwan. E “uma combinação de psicoterapia, terapia de comportamento cognitivo e medicamentos podem alterar o cérebro e devolver-lhe o seu estado normal”, acrescenta o médico.»
http://www.performance.pt/html/saude_desc.asp?id=202
ღღღ ღღღ ღღღ
Em ordem à Gestão do Stresse e Bem-estar podem ser utilizadas várias estratégias.
Algumas dessas estratégias encontram-se neste blog. Uma delas será a mais indicada para si ou todas. Experimente e comprove os resultados
- várias Técnicas de Relaxamento induzido (como prevenção) ou a par de algum tratamento que esteja a seguir com o seu médico;
- Champi ou Indian Head Massage;
- Reiki;
- Cura Prânica;
- Meditação.
INTERESSE EM GESTÃO DE STRESSE E BEM-ESTAR:
Através de várias Técnicas de Relaxamento (por indução e acompanhadas) o psicopedagogo vai ajudar a pessoa, dotando-a de meios a ela própria ser capaz de utilizar quando sentir necessidade, para ultrapassar momentos de crise, de ansiedade, de stresse, evitando chegar a extremos como a depressão ou outras patologias graves.
ღღღ ღღღ ღღღ
«Estresse (português brasileiro) ou stresse (português europeu) pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.
O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse
ღღღ ღღღ ღღღ
«Stresse
O stresse relacionado com o trabalho é um dos maiores desafios para a saúde e a segurança na Europa. Quase um em cada quatro trabalhadores é afectado pelo stresse, havendo estudos que o apontam como responsável por entre 50% a 60% dos dias de trabalho perdidos. Ora, isto representa um custo enorme tanto em termos de sofrimento humano como de deficiente desempenho económico.
(...)
Ajuda para pequenas e médias empresas – Questões psicossociais
O que é o stresse relacionado com o trabalho?
O stresse relacionado com o trabalho surge quando as solicitações do ambiente de trabalho ultrapassam a capacidade do trabalhador para lhes fazer face (ou para as controlar). Estar sob pressão é normal e é o que nos dá a energia e motivação necessárias para enfrentarmos desafios mas, quando se tornam excessivas, as solicitações e pressões conduzem ao stresse, e isso é prejudicial para os trabalhadores e para as organizações em que trabalham. O stresse não é uma doença, mas pode levar a perturbações mentais e físicas. O stresse relacionado com o trabalho é um sintoma de um problema a nível da organização e não de uma fragilidade do indivíduo.
(...)
Stresse - definição e sintomas
Definição e causas
As pessoas sofrem de stresse quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações.
Embora seja psicológico, o stresse afecta igualmente a saúde física do indivíduo.
Entre os factores de risco mais comuns do stresse relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.
O stresse é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.
Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstâncias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjectiva que cada indivíduo faz da sua situação, não sendo possível determinar com base exclusivamente na situação o stresse que esta pode provocar.
O stresse pontual - por exemplo, para cumprir um prazo - não constitui, em princípio, um problema: pelo contrário, pode ajudar as pessoas a darem o seu melhor. O stresse constitui um risco para a segurança e a saúde quando se torna persistente.
Sintomas de stresse relacionado com o trabalho
O stresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Entre os sintomas de stresse contam-se:
Ao nível da organização:
absentismo, elevada rotatividade do pessoal, incumprimento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, acidentes, erros e agravamento dos custos de compensação ou de saúde.
A nível individual:
reacções emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares);
reacções cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão);
reacções comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e
reacções fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão).»
http://osha.europa.eu/pt/topics/stress
ღღღ ღღღ ღღღ
O Stresse também afecta as crianças
Detecte os sinais de ansiedade no seu filho
A ansiedade é saudável e normal em todos: ela ajuda-nos a preparar-nos para desafios difíceis. Mas, quando ultrapassa as fronteiras, pode interferir negativamente com a estabilidade emocional do seu filho. Eis alguns dos mais comuns:
- Recusa em ir para a escola
- Expressão triste, calada ou taciturna quando regressam a casa
- Comportamentos de isolamento e introversão
- Vómitos
- Noites mal dormidas ou alterações do sono
- Febres e erupções
- Recusa em comer ou perda de apetite
- Irritabilidade
ღღღ ღღღ ღღღ
«Stresse pode encolher o cérebro
O stresse mental afecta o sistema imunitário e os neurónios. A exposição prolongada pode mesmo debilitar e envelhecer o cérebro.
A perda da flexibilidade mental e o envelhecimento cerebral são alguns dos efeitos da exposição prolongada ao stresse. A conclusão é de investigadores norte-americanos, e foi apresentada na convenção anual da Associação Americana de Psicologia.
De acordo com o neuroendocrinologista Bruce McEwan, da Universidade Rockfeller em Nova Iorque, os testes efectuados com ratos de laboratório revelam que os neurónios “encolhem” ao serem repetidamente expostos a stresse. Estudos anteriores tinham já demonstrado que este encurtamento acontece no hipocampo, o que afecta a memória em resposta ao stresse. As novas descobertas sugerem que o mesmo acontece na região denominada cortex pré-frontal, a região crucial à atenção e à tomada de decisões. O stresse reduz os bocados de DNA situados nas pontas dos cromossomas, tornando o seu trabalho mais difícil.
Mas os efeitos não são irreversíveis. “O exercício tem um efeito muito poderoso e pode fazer uma grande diferença”, lembra McEwan. E “uma combinação de psicoterapia, terapia de comportamento cognitivo e medicamentos podem alterar o cérebro e devolver-lhe o seu estado normal”, acrescenta o médico.»
http://www.performance.pt/html/saude_desc.asp?id=202
ღღღ ღღღ ღღღ
Em ordem à Gestão do Stresse e Bem-estar podem ser utilizadas várias estratégias.
Algumas dessas estratégias encontram-se neste blog. Uma delas será a mais indicada para si ou todas. Experimente e comprove os resultados
- várias Técnicas de Relaxamento induzido (como prevenção) ou a par de algum tratamento que esteja a seguir com o seu médico;
- Champi ou Indian Head Massage;
- Reiki;
- Cura Prânica;
- Meditação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)